A visita ao LEMA-UFBA foi maravilhosa!
Creio que a recepção e o contato com os estágios de Licenciatura em Matemática e com a própria Matemática fizeram muita gente mudar de idéia quanto a essa área de conhecimento.
Conheça o LEMA:
Educação Matemática 2009
Visita ao Laboratório de Ensino da Matemática - LEMA- UFBA
Conheça desde já, visitando:
Quando: 30 de março de 2009
Local: Instituto de Matemática da UFBA - Campus Ondina
Horário: 08:30 às 12 horas
Atenção:
Encontro no pátio do Instituto de Matemática, em Ondina, às 08 horas.
Com a internet, pode ser mais fácil e divertido aprender Matemática.
Eis alguns caminhos bem interessantes, já mencionados, neste blog:
1- No portal MEC há objetos de aprendizagem para todos os níveis. Aprendam brincando!
2 - Aqui há muitos conteúdos para toda Educação Básica:
http://www.somatematica.com.br/
3 - E para não dizer que Matemática nos faz rir:
http://www.humornaciencia.com.br/matematica/index.htm
Vejam logo essas que tirei de lá:
"Matemáticos são pessoas capazes de dizer que, quando há supostamente 3 pessoas em uma sala e dela sairem 5, duas devem entrar para a sala estar vazia."
"Se um pedaço de queijo suíço tem muitos buracos, logo quanto mais queijo, mais buracos. Se cada buraco ocupa o lugar do queijo, logo quanto mais buracos, menos queijo. Se quanto mais queijo, mais buracos e quanto mais buracos, menos queijo, logo, quanto mais queijo, menos queijo!"
Quem explica?!
Olá, pessoal!
Este blog deve ilustrar um pouco do que somos, nossos estudos, nossas expectativas, nossas inquietações.
Neste viver e conviver cheio de novidades, há muita matemática. Aém daqueles eventos em que sua presença é garantida: vestibulares, concursos, processos seletivos de um modo geral.
Aprender depende muito de nossa vontade, de nosso querer. Aprendemos quando estamos emocionalmente envolvidos com alguma coisa ou alguma questão. Basta fazermos uma auto-avaliação dos momentos em que aprendemos algo "rapidinho".
Assim, espero que façam deste blog um espaço de crescimento e desenvolvimento, em via de uma melhor qualidade de vida e de maiores oportunidades na sociedade.
Há algo especial no EdMa2009. Aqui, todos somos administradores. Aqui, todos temos o poder de pensar e realizar com igualdade. Nesse nosso "mundinho" virtual, torço fervorosamente para que todos estejamos cientes da importância do nosso comportamento ético para esse exercício da democracia. Pois o EdMa2009 está sendo construído por nós e para nós.
Ele terá a nossa "cara", sendo um currículo vivo das nossas idéias e estudos.
Desejo a todos seriedade, compromisso e muito estudo.
Para refletir:
“O que chamamos matemática é uma resposta à busca de sobrevivência e de transcendência, acumulada e transmitida ao longo de gerações desde a pré-história. O mesmo se dá com as religiões, com as técnicas, com as artes e com as ciências, em geral. Em suma, todos os fazeres e saberes são respostas do homem a informações recebidas da realidade que é o complexo de tudo que é material ampliado por experiências vividas e acumuladas, na forma de memórias. Essas respostas, em permanente transformação, são as estratégias desenvolvidas pela espécie para responder aos pulsões de sobrevivência e transcendência.(...) Essas estratégias, que são geradas pelo indivíduo, são por ele organizadas intelectualmente e, através de comunicação no seu sentido geral, são compartilhadas com o próximo e são organizadas socialmente.”
(D'AMBROSIO, 2008, p. 22)
Atenção para a oficina no laboratório de informática.
Assunto: acesso e participação no nosso blog.
Data: 23 de março de 2009
Horário: 08 às 11 horas.
Local: Laboratório CEJ (6º andar)
Os CENINT do Complexo Educacional Jiquitaia têm prestado relevante serviço desde 2001. Atualmente, compõe-se do Centro de Reflexão e Estudos Interdisciplinares para o Ensino das Artes - CRIA, Centro de Idiomas e Culturas Estrangeiras - CICE e Centro Interdisciplinar de Tecnologia Didática - CITED.
Os CENINT buscam oferecer atendimento complementar à escolarização e à formação humana integral na modalidade de educação não-formal e continuada de estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino e egressos em situação de vulnerabilidade social, promovendo o desenvolvimento de habilidades, competências, valores e atitudes indispensáveis para a vida pessoal, social e profissional, num ambiente de aprendizagens múltiplas e significativas, envolvendo áreas diversificadas de conhecimento, com ênfase nos aspectos sócio-históricos e culturais.
Educação Matemática é apenas uma das áreas CENINT de atuação.
Estudantes de Educação Matemática dos Centros Interdisciplinares - CENINT - 2009
Salvador, Bahia, Brasil
Rosa
Rosi